A Assembleia Diocesana da Catequese acontecerá, de forma presencial, no dia 20 de novembro (sábado), das 8h30 às 12h, na Paróquia Santo Antônio (Largo São Francisco, 113 – Vila Alpina), na Região Santo André – Centro. O principal tema desta reunião será o Projeto de Formação com Catequistas. Essa formação em três níveis: paroquial, regional e diocesana visa fortalecer a todos os catequistas para o exercício da transmissão da fé que gera discípulos missionários.
No último encontro do Conselho Diocesano de Pastoral, realizado no dia 2 de outubro de 2021, foi apresentado um pré-projeto para a formação com catequistas em todos os segmentos. Foi acolhido por todos com unanimidade. Também ficou instituído que o ano de 2023 será celebrado um Ano Catequético Diocesano, com a instituição do ministério laical de catequista.
Reflexão sobre os desafios
Um dos objetivos deste Pré-Projeto de formação com catequista é refletir sobre alguns desafios pastorais catequéticos apresentados pelo recente magistério do Papa Francisco, da Conferência de Aparecida e da CNBB, à luz do Diretório para a Catequese.
A assembleia reunirá catequistas paroquiais da Iniciação à Vida Cristã que atuam em todas as fases da vida: Catequese com o Ventre Materno, com Crianças, com Adolescentes/ Jovens, Pais e Padrinhos do Batismo, Adultos e catequistas que atuam com a pessoa com deficiência.
Programação
A programação tem início às 8h30, com a acolhida, seguida da Santa Missa, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, às 9h; a apresentação do projeto de formação com catequistas com o coordenador da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, Pe. Eduardo Calandro, a atividade em grupos e o processo de escuta com as propostas levantadas pelos catequistas acontecerão das 10h às 12h.
Processo de escuta
“Neste dia vamos acolher sugestões para que, de fato, possamos efetivar esse projeto pedagógico e catequético de formação com nossos catequistas. Faremos atividades de grupos, porque as paróquias já estão trabalhando nestas questões dos temas que devem ser levantados para aprofundamento destes três níveis de formação (paroquial, regional e diocesana), que acontecerá em 2022, 2023 e 2024”, conta Pe. Eduardo.
Logo após será realizada a apresentação por região, depois da coleta das sugestões de todas as paróquias, a fim de criar o plano de formação dentro do princípio da sinodalidade. “Um projeto de formação participativo, que será criado a partir das necessidades dos catequistas”, acrescenta.